ESTORIL — Era um dos pratos fortes de uma super quarta-feira e a partida não defraudou as expectativas. Com Estádio Millennium plenamente lotado para assistir à concretização do seu sonho de infância, Henrique Rocha (197.º) exibiu-se à altura do desafio e complicou ao máximo as contas ao carismático ex-top 10 mundial Gael Monfils (45.º). O jovem trunfo da casa até chegou a dispor de dois set points, mas sucumbiu com o equilibrado resultado de 7-5 e 7-5.
O maiato que está a poucos dias de completar 20 anos até respondeu da melhor forma a uma primeira quebra de serviço concedida, mas a pressão aumentou nos momentos decisivos e vacilou quando servia para levar a decisão a tie-break. Rocha manteve-se de cabeça levantada e tomou a dianteira numa segunda metade que esteve em vias de cair para o seu lado. Só que, mais uma vez nos momentos-chave, o português acusou a pressão e, após desperdiçar dois set points, disparou três duplas faltas que viabilizaram a vitória de Monfils.
Henrique Rocha volta a despedir-se do Millennium Estoril Open na ronda de estreia um ano depois de ter passado pela fase de qualificação e a esperança nacional passa a incidir de forma exclusiva em Nuno Borges, número um do país que seguiu caminho para a segunda eliminatória, onde vai ter de desafiar o terceiro cabeça de série Lorenzo Musetti.