Ainda em modo de celebração depois de ter conquistado há dias o maior troféu da carreira no Miami Open, Danielle Collins (22.ª) prolongou o estado de graça e não largou o comando de uma primeira ronda no WTA 500 de Charleston que estava envolvo em muitas expectativas. A norte-americana de 30 anos, que tem o fim de carreira agendado para o final da temporada, voltou a apresentar um nível irrepreensível para bater Paula Badosa (82.º) por 6-1 e 6-4.
Impulsionada pela quinzena perfeita no seu estado natal, Collins seguiu o lastro e começou da melhor maneira, com duas quebras de serviço que lhe abriram as portas para um rumo sorridente. Badosa até reduziu, mas logo a seguir a jogadora da casa replicou e fechou o parcial a todo o gás. Na segunda partida foram dois novos breaks iniciais a distanciar por completo a esperança que ainda restava em Badosa que, apesar de ter reduzido a margem, já não conseguiu correr atrás do resultado.
Danielle Collins, que continua sem perder frente à espanhola (2-0), entra na temporada de terra batida com uma vitória de alto nível e prossegue a senda triunfal a caminho da segunda eliminatória na Carolina do Sul, onde sabe que vai desafiar a segunda principal favorita da semana, Ons Jabeur (6.ª).