ESTORIL — Em modo de ultimato depois de recentemente ter levantado no ar a possibilidade de 2024 ser o seu último ano no circuito, Dominic Thiem (91.º) aproveitou-se da sua réstia de esperança e regressou às vitórias no ATP Tour — a primeira em quadros principais desde novembro passado. Com honras de casa lotada, o antigo número três mundial tolerou as provações para seguir caminho rumo à segunda eliminatória do Millennium Estoril Open.
A fazer relembrar os bons velhos tempos, o austríaco quis declarar afincadamente que na terra batida manda ele, e foi com uma entrada de rompante que se apresentou ao serviço com o alemão Maximilian Marterer (97.º). Os obstáculos ainda tiveram tempo de se manifestar num segundo capítulo resolvido nas instâncias finais, mas nem esse golpe impediu Thiem de celebrar por fim com o resultado de 6-1, 6-7(3) e 6-4.
Dominic Thiem é o segundo nome a embarcar na viagem com destino à segunda ronda do Millennium Estoril Open, depois de Roberto Bautista Agut ter desbravado o caminho no início desta tarde, e passa a ficar a um degrau de igualar a campanha de 2023. Para isso, o austríaco de 30 anos vai ter de sair por cima de um duelo de esquerdas a uma mão com o lucky loser Richard Gasquet, que aproveitou a desistência do terceiro cabeça de série Alejandro Davidovich Fokina para ficar isento da primeira tarefa no quadro principal.