ESTORIL — De regresso à terra batida portuguesa um ano depois de ter sido um dos contemplados com wild card, Roberto Bautista Agut (93.º) não entrou com cerimónias e encarregou-se por abrir o registo no quadro principal. O histórico jogador do ténis espanhol ainda teve perigos a dobrar depois de um arranque fulminante, mas em menos de hora e meia anulou a oposição de Miomir Kecmanovic (50.º) — o finalista vencido de 2023 tanto em singulares, como em pares.
Nenhum dos lados evidenciou sinais que pudessem agitar um dos primeiros jogos de serviço, mas momentos mais tarde Bautista Agut teve a folha limpa no capítulo da conversão de oportunidades e, com duas quebras averbadas conseguiu consolidar a liderança à segunda ocasião para fechar o set. As ameaças estiveram à espreita na fase madrugadora do segundo parcial, tendo tido Kecmanovic dois momentos para explorar o comando, mas o jogador do país vizinho não desmoronou a barreira e na fase decisiva voltou a estar à altura do desafio.
Roberto Bautista Agut, que há um ano não tinha passado da ronda de estreia na sua primeira incursão no Clube de Ténis do Estoril, é o primeiro nome que se junta aos outro quatro diretamente inscritos na segunda eliminatória e até pode defrontar um outro castelhano no duelo de disputa pelos quartos de final. Para isso, Pedro Martinez (77.º) terá de levar a melhor no confronto marcado para terça-feira com o alemão Daniel Altmaier (54.º).