ESTORIL — Num sábado que marcou a sua estreia a competir no circuito ATP, Jaime Faria (287.º) não desperdiçou a ocasião e foi o primeiro português a celebrar na nona edição do Millennium Estoril Open. O jovem jogador do Centro de Alto Rendimento do Jamor bateu o mais cotado húngaro Mate Valkusz (214.º), por 6-4 e 6-4, e passa a ficar a um derradeiro passo de se juntar a três outros compatriotas no quadro principal.
O duelo até não começou da melhor maneira para o anfitrião, que por duas vezes consecutivas esteve em desvantagem logo na fase inicial, mas em ambas delas respondeu à altura e, num patamar mais adiantado, passou pela primeira vez para o comando da partida com um terceiro break que lhe possibilitou a conquista desse parcial.
A segunda metade seguiu um ritmo mais constante e Faria ficou a meio caminho da vitória com uma quebra de serviço intermédia, antes de voltar a ter nas mãos duas chances de reforçar o fosso. Valkusz ainda tentou atrapalhar as contas do português ao negar os quatro primeiros pontos de encontros, mas o atleta de Cascais não tinha nos planos a ida a trabalhos redobrados e, momentos volvidos, celebrou o êxito.
Jaime Faria é o primeiro português a triunfar este fim de semana no Clube de Ténis do Estoril e, somada a vitória de estreia da carreira no ATP Tour, agora o foco passa por procurar carimbar o passaporte para o quadro principal. Pela frente, vai tentar vingar a derrota do compatriota Pedro Araújo (777.º), que caiu por 6-3 e 6-0 às mãos do eslovaco Lukas Klein (128.º).