ESTORIL — Nove anos depois de ter feito parte do elenco da primeira edição do Millennium Estoril Open, Duarte Vale (581.º) teve um regresso triunfante e somou o segundo triunfo da carreira em torneios de categoria ATP. O português de 25 anos, que teve os planos trocados com a mudança de adversário, não perdeu tempo para confirmar o favoritismo diante do alternate alemão Hendrik Jebens (1109.º), por 6-4 e 6-2.
A receber o testemunho no Court Cascais das mãos de Pedro Araújo, que saiu derrotado na estreia, Vale não teve cerimónias e aproveitou-se logo do segundo jogo de serviço do oponente para dar o passo em frente. A primeira metade da tarefa estava feita e a segunda foi ainda menos atribulada para o lado do jogador da casa que, fruto de dois novos breaks averbados, concluiu o encontro ao cabo de uns curtos 75 minutos.
Precisamente dez anos depois de ter somado no anterior torneio ATP 250, realizado no Complexo de Ténis do Jamor, a primeira vitória do historial em provas do circuito máximo, Duarte Vale repete o feito e passa a estar às portas de uma presença inédita em quadros principais. Para isso, o jogador de Cascais vai ter de voltar a passar a concorrência, que virá do embate entre o compatriota Francisco Rocha (914.º) e o britânico Jan Choinski (169.º).