A semana de Henrique Rocha em Múrcia continua a ganhar contornos históricos e esta sexta-feira o jovem português de 19 anos carimbou pela primeira vez na carreira o apuramento para as meias-finais de singulares de um torneio Challenger.
Dois dias depois de assinar a melhor vitória da carreira, o tenista portuense (esta semana no 248.º lugar do ranking) não deu hipóteses a Radu Albot (155.º) e venceu o moldavo, quinto cabeça de série, pelos parciais de 6-2 e 6-2.
Rocha até foi quebrado na primeira vez em que serviu, mas teve uma reação imediata e só abrandou quando conquistou a primeira partida graças a seis jogos seguidos. Frente-a-frente com um ex-top 40, o jovem português pressionou muito na resposta, mas também do fundo do court ao imprimir muito peso e spin na bola para dificultar a tarefa a Albot.
Com a vitória desta sexta-feira, Henrique Rocha assegurou o melhor ranking da carreira (dentro do top 240) e também o estatuto de número dois nacional pela primeira vez, ultrapassando Gonçalo Oliveira.
Para chegar à primeira final em torneios do circuito Challenger, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis terá de passar ou pelo francês Richard Gasquet (120.º e ex-top 10) ou pelo espanhol Pablo Llamas Ruiz (152.º), respetivamente segundo e sexto cabeças de série.
Antes, ainda esta sexta-feira, regressará ao court para discutir as meias-finais de pares ao lado de Francisco Cabral.