Gastão Elias (292.º) ficou próximo de se juntar a Henrique Rocha de forma automática ao quadro principal do Challenger de Múrcia, mas teve de iniciar este domingo o percurso na fase prévia e pouco tempo despendeu para ficar mais próximo do objetivo de apuramento. O português de 33 anos regressou ao circuito secundário com uma vitória a todo o gás por meio dos parciais de 6-3 e 6-2 diante do convidado Nikola Djukic.
O encontro precisou de tempo para aquecer e nenhum dos lados teve ao dispor oportunidades de mexer com o resultado na fase inicial, mas Elias não desperdiçou a primeira chance que teve nas mãos e cumpriu com o exigido para passar para a frente. Com a engrenagem bem oleada, o português nunca se sentiu ameaçado e voltou a dominar numa segunda partida, onde viria a prevalecer graças a duas quebras de serviço concretizadas.
O jogador da Lourinhã sai com o desfecho mais ambicionado daquele que foi o seu primeiro encontro da temporada sobre terra batida e passa a ficar a uma barreira de inscrever o nome no quadro principal (podendo, inclusivamente, marcar duelo com Henrique Rocha na segunda ronda). Para o mais experiente dos jogadores nacionais, o bilhete de qualificação só será seu caso leve a melhor diante do jovem talentoso francês Gabriel Debru (354.º), de apenas 18 anos.