Os ânimos exaltaram-se a meio do encontro e as provocações de ambas as partes foram o mote central do encontro, mas ao cabo de duas horas foi Daniil Medvedev (4.º) quem teve mais razões para sorrir. Finalista vencido há um ano, o moscovita passou a ficar a apenas mais uma vitória de defender esses pontos no Masters 1000 de Indian Wells, após resolver a equação frente a Holger Rune (7.º) por 7-5 e 6-4.
Tanto um, como outro interveniente tiveram oportunidades de sobra para fazer a diferença no primeiro parcial, e no meio de uma série de chances de break foi Medvedev quem se manteve de postura mais erguida ao escavar uma estreita margem de duas quebras de serviço, que contrastaram com apenas uma do lado adversário. Rune ainda aumentou a esperança com a vitória no primeiro jogo de serviço do russo na segunda partida, mas este não desviou a concentração e inverteu o cenário para se guiar a caminho da vitória.
Daniil Medvedev volta a atingir as meias-finais no deserto da Califórnia pelo segundo ano consecutivo e completa o alinhamento dos quarto últimos resistentes da quinzena no primeiro Masters 1000 da nova temporada. Pela frente, o número quatro mundial vai partilhar as atenções com o jogador da casa Tommy Paul (17.º), adversário que derrotou nas duas únicas vezes que defrontou.