VALE DO LOBO — Três semanas, três encontros, três vitórias. Jaime Faria (347.º classificado no ranking mundial) voltou a superar Duarte Vale (605.º) e apurou-se para as meias-finais de singulares do Vale do Lobo Open, aumentando para 18 a série de vitórias consecutivas.
Tal como em Faro e na Quinta do Lago, a vitória sorriu ao mais novo dos dois portugueses, desta vez com os parciais de 6-4 e 7-6(4) carimbados ao cabo de 2h07.
15 minutos de uma intensidade superior entre a reta final do primeiro parcial e o início do segundo pareceram dar a Faria a vantagem necessária para repetir o desfecho das semanas anteriores, mas Vale não deitou a toalha ao chão e acabou por ser recompensado com um break que o recolocou na discussão do encontro.
Mas o tie-break acabou por confirmar o triunfo do jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis neste que também foi um encontro entre dois ex-jogadores, com Pedro Sousa a acompanhar Faria e Emanuel Couto como treinador de Vale.
Depois dos títulos em Vila Real de Santo António, em Faro e na Quinta do Lago, Jaime Faria tentará alcançar, em Vale do Lobo, a quarta final em quatro semanas para lutar por aquilo que nunca foi feito no ténis português, isto é, vencer quatro torneios em quatro semanas seguidas.
No sábado, o tenista português com mais vitórias estas época (já são 20) terá pela frente Mario Gonzalez Fernandez. O espanhol, um ano mais novo e no 736.º lugar do ranking (foi 608.º em setembro), levou a melhor nas duas ocasiões anteriores, ambas extremamente equilibradas: por 4-6, 6-2 e 12-10 neste mesmo local, há dois anos, e por 7-6(5), 6-7(6) e 7-6(3) no ITF M25 do Porto no último verão, um encontro que terminou já depois da meia-noite.