QUINTA DO LAGO — Henrique Rocha continua a demonstrar fibra de campeão e esta sexta-feira celebrou a terceira vitória consecutiva em três sets para chegar às meias-finais de singulares do The Campus Open M25 Quinta do Lago FIAAL Range Rover. Depois de adiar o início da jornada, a chuva voltou e impediu a conclusão dos encontros de Gastão Elias, Jaime Faria e Duarte Vale.
Primeiro cabeça de série, Henrique Rocha (249.º classificado no ranking) encontrou dificuldades no jogo do britânico George Loffhagen (389.º) e foi só após uma interrupção no final da segunda partida que encontrou a chave para mais um triunfo.
O jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis regressou ao court determinado, com uma estratégia mais ofensiva e preparado para jogar com o vento e depois de um jogo de serviço muito equilibrado (com seis vantagens) logo a abrir foi recompensado com uma quebra de serviço que desbloqueou o braço de ferro e o levou à vitória por 6-4, 3-6 e 6-1.
A vitória desta sexta-feira foi a terceira consecutiva em três sets para Henrique Rocha, que depois de vencer o amigo Tiago Pereira na ronda de estreia precisou de anular um match point contra o francês Evan Furness na quinta-feira.
Campeão de seis ITF M25 na última temporada, o número três nacional discutirá as primeiras meias-finais de 2024 com Hady Habib. O libanês (número 309 mundial) confirmou o estatuto de quarto cabeça de série com um triunfo por 6-4, 0-6 e 7-6(5) sobre o qualifier norte-americano Keegan Smith(627.º).
Na jornada desta sexta-feira celebraram-se outras duas vitórias portuguesas, mas em encontros em atraso.
A primeira foi a de Duarte Vale (605.º), que na véspera vira o encontro com o japonês Yusuke Takahashi (404.º) ser interrompido com o marcador a assinalar 6-4, 0-4 e esta sexta-feira voltou determinado para vencer por 6-4, 1-6 e 7-5 após uma terceira partida em que teve oportunidades para concluir mais cedo o embate.
O jovem de 26 anos ainda regressou ao court e não estava a apresentar argumentos para contrariar o amigo Jaime Faria (na frente por 6-2 e 2-1) quando a chuva regressou e colocou um ponto final na jornada. O lisboeta foi campeão dos torneios de Vila Real de Santo António e Faro nas últimas duas semanas e persegue a 13.ª vitória consecutiva, que a confirmar-se fará com que fique às portas do top 300 mundial dentro de uma semana e meia.
Um pouco depois, Gastão Elias (292.º) complicou a própria tarefa — vencia por 7-6(4) e 3-1 no dia anterior — ao desperdiçar pontos para uma vantagem de 5-1 e precisou de disputar um terceiro set, mas tinha acabado de fazer o break para liderar por 7-6(4), 5-7 e 4-3 quando Naoki Nakagawa (378.º) se lesionou no gémeo esquerdo.
Para além de confirmar o apuramento do ex-top 60 para os quartos de final (tinha começado o aquecimento contra o norueguês Viktor Durasovic quando a chuva voltou), a desistência do jogador nipónico também assegurou a presença de um português na final de pares.
Isto porque a dupla formada por Nakagawa/Habib tinha encontro marcado com Gonçalo Falcão e Imanol Lopez Morillo, que graças ao walkover agendaram encontro com Tiago Pereira e Alexander Donski — também eles apurados com uma desistência, mas no dia anterior, na sequência da lesão sofrida pelo chinês Rigele Te, que jogava ao lado de Eliakim Coulibaly.
A programação de sábado conta com os dois encontros dos quartos de final de singulares em atraso logo a partir das 10h, as duas meias-finais de pares a partir das 11h e, já na parte da tarde, as duas meias-finais de singulares não antes das 13h e a final de pares não antes das 14h.