QUINTA DO LAGO — Jaime Faria recuperou da desvantagem de um set pelo segundo dia seguido e inscreveu o nome nos quartos de final do The Campus Open M25 Quinta do Lago FIAAL Range Rover graças à 12.ª vitória consecutiva.
Em grande plano nesta série de torneios algarvios, o jovem português de 20 anos (número 347 mundial) derrotou o belga Michael Geerts (274.º e terceiro favorito) pelos parciais de 4-6, 6-4 e 6-4 após 2h21.
Ao contrário do que aconteceu na véspera, esta quinta-feira Jaime Faria não precisou de anular match points. Mas a tarefa foi quase tão difícil para o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, que voltou a acusar o desgaste psicológico, mas uma vez mais conseguiu dar a volta à situação para prolongar a série de invencibilidade.
Depois de uma má entrada, que ajudou Geerts a construir a vantagem, Faria elevou o nível da pancada de serviço — cada vez mais um alicerce do seu jogo — e reduziu o número de erros para começar a superiorizar-se. O belga ainda liderou por 6-4 e 4-2, mas a partir desse momento foi o português quem teve mais energia.
Geerts acusou o momento quando serviu para não ceder a segunda partida, cometeu duas duplas faltas em momentos críticos e tornou palpável a reviravolta de Faria, que recuperou as sensações de janeiro, quando abriu a época com uma vitória contra este mesmo oponente, para assinar a recuperação e alcançar, no The Campus, mais uns quartos de final.
Campeão em Vila Real de Santo António e em Faro nas últimas duas semanas e agora quartofinalista na Quinta do Lago, Jaime Faria prolongou a melhor fase da carreira (na próxima semana ficará às portas do top 300, quando no início da época estava fora do top 400).
E na sexta-feira sairá de uma posição de vantagem, uma vez que ainda não tem adversário: a falta de luz obrigou à interrupção do encontro entre o compatriota Duarte Vale (605.º) e o japonês Yusuke Takahashi (404.º) com o resultado em 6-4, 0-4.