Gonçalo Oliveira (217.º) deu sequência à vitória conseguida sem grandes sobressaltos na ronda de estreia em Santa Cruz, na Bolívia, e seguiu esta quarta-feira para os quartos de final — os seus primeiros no ATP Challenger Tour em quase dois anos e meio. O número dois nacional voltou a apresentar-se num nível superlativo e resolveu as contas com o sétimo cabeça de série Genaro Alberto Olivieri (177.º) pelos parciais de 6-4 e 6-2.
A tarefa não poderia ter começado de maneira mais positiva para Oliveira, que com duas quebras assinadas logo a abrir passou a ocupar uma posição destacada com 4-0. O jogador luso ainda vacilou e não soube gerir o fosso, mas mais tarde voltou a ganhar terreno com um novo break — desta vez determinante. O argentino até se manteve taco a taco na primeira fase do segundo capítulo, mas não chegou a ter nenhuma chance nas mãos para agitar o marcador e, mais tarde, foi o português a completar a missão através de duas quebras consolidadas.
Depois de uma temporada passada que ficou pautada pela hegemonia em torneios do ITF World Tennis Tour — nove foram as suas conquistas a este nível, só em 2023 —, Gonçalo Oliveira está cada vez mais próximo de reintegrar o top 200 e segue para os primeiros quartos de final no circuito Challenger desde novembro de 2021. Pela frente, e a tentar separá-lo de umas eventuais sétimas meias-finais em provas desta magnitude, em singulares, vai surgir Camilo Ugo Carabelli (127.º) ou Juan Carlos Angelo (613.º).