QUINTA DO LAGO — Gastão Elias não perdeu tempo e regressou ao circuito ITF três anos depois com uma vitória muito autoritária no The Campus Open M25 Quinta do Lago FIAAL Range Rover, tornando-se no primeiro tenista português a avançar no quadro principal do ITF M25 que o Resort da Quinta do Lago organiza pelo sétimo ano consecutivo.
Convidado de última hora, o tenista português de 33 anos — número 292 mundial que já foi top 60 — só precisou de 76 minutos para superar o ucraniano Oleksii Krutykh (397.º e ex-160.º) por 6-2 e 6-1.
Num encontro sem história, os primeiros jogos revelaram-se decisivos: muito autoritário do fundo do court, Elias dominou com o serviço (apesar de só ter colocado 44% das primeiras bolas venceu a maioria dos pontos e anulou os três break points que enfrentou) e foi rápido a pressionar na resposta contra um adversário que nunca conseguiu colocar em prática o ténis que já lhe deu dois títulos Challenger.
O The Campus Open é o primeiro torneio ITF que Gastão Elias disputa desde março de 2021, também no Algarve, e prolonga a aposta em hard courts para começar o ano (é o sexto torneio em que participa, sempre neste piso).
Segundo cabeça de série, o tenista da Lourinhã vai discutir o apuramento para os quartos de final com Naoki Nakagawa (378.º).