O primeiro ato foi escrito no Rio de Janeiro, e Santiago serviu-lhe de palco para completar uma quinzena reluzente: Sebastian Baez (21.º) não perdeu fôlego e manteve a chama acesa até ao derradeiro encontro da campanha no Chile para celebrar o segundo título consecutivo e sexto da carreira. O argentino encarregou-se de despedaçar a esperança da casa colocada em Alejandro Tabilo (51.º) e virou a partida com distinção em 3-6, 6-0 e 6-4.
Foi mesmo o tenista da casa o primeiro a aproximar-se da vitória, já que com uma única quebra de serviço fez o suficiente para arrecadar o parcial em questão a seu favor, mas o forasteiro deu a réplica perfeita e recuperou o espaço perdido com um segundo set imaculado, fruto de três breaks convertidos noutras tantas oportunidades que dispôs. Baez ampliou a fase positiva e embalou numa nova quebra, Tabillo ainda reagiu, mas posteriormente o argentino voltou a pontuar a caminho do triunfo.
A nona vitória consecutiva em território sul-americano permite a Sebastian Baez reforçar o curriculum com o sexto troféu conquistado no patamar principal, numa série iniciada em 2022 com a vitória no Millennium Estoril Open. A apenas um troféu de igualar 2023 enquanto temporada mais produtiva, o jogador de Buenos Aires vai esta segunda-feira fixar-se pela primeira vez no top 20 mundial, tendo garantido o 19.º posto.