QUINTA DO LAGO — Pedro Araújo e Francisco Rocha foram os únicos tenistas portugueses que asseguraram a presença na derradeira ronda do qualifying do The Campus Open M25 Quinta do Lago FIAAL Range Rover, mas a eles ainda se vão juntar pelo menos dois compatriotas, uma vez que a chuva obrigou à interrupção da jornada desta segunda-feira no torneio internacional do Resort da Quinta do Lago.
Um dia depois da estreia vitoriosa no Centro de Ténis e Padel de Faro, que abriu as portas a vários encontros da primeira ronda, Pedro Araújo venceu já no The Campus e de forma autoritária: 6-3 e 6-0 foram os parciais que deram ao lisboeta (774.º classificado no ranking e ex-534.º) a vitória contra o francês Max Cunat e um bilhete para a ronda de acesso ao quadro principal, que vai discutir com Eero Vasa.
O finlandês (número 1009 mundial que já esteve na 601.ª posição) já derrotou dois tenistas da casa: primeiro Daniel Marincas, depois Tomás Almeida (por 6-2 e 6-2 num dos encontros do dia).
Mais trabalho teve Francisco Rocha. Depois de uma estreia muito tranquila, o portuense (919.º) teve de se aplicar para levar a melhor contra Martim Simões, acabando por carimbar a vitória com os parciais de 7-5 e 7-5.
Na terça-feira, o irmão mais velho de Henrique Rocha vai discutir a passagem ao quadro principal com o lituano Edas Butvilas (639.º).
Para além de Araújo e Rocha, respetivamente sétimo e 10.º cabeças de série, o The Campus Open terá pelo menos mais dois jogadores portugueses na última ronda do qualifying. Isto porque a chuva ditou a interrupção do embate entre João Domingues e Diogo Marques (6-3 e 2-1) e não chegou a permitir o arranque do confronto de Tiago Pereira com Miguel Simão. Já Miguel Pereira Lopes perdia por 3-2 no primeiro set com o brasileiro Gabriel Decamps, enquanto Illia Stoliar, Daniel Silva e Ricardo Batista foram eliminados.
O quadro principal de singulares terá como favoritos dois convidados de luxo: Henrique Rocha (249.º classificado na hierarquia mundial) e Gastão Elias (esta semana no 292.º posto, mas ex-57.º).
O portuense terá de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer o primeiro adversário, enquanto o tenista da Lourinhã — de longe o mais credenciado de todos os portugueses em prova — jogará já na terça-feira, não antes das 15h, com o ucraniano Oleksii Krutykh (392.º e ex-160.º).
A comitiva lusa fica completa com os nomes de Jaime Faria, em destaque nas últimas semanas ao conquistar títulos M25 consecutivos em Vila Real de Santo António e Faro (que lhe valeram a subida ao 347.º lugar esta segunda-feira), Duarte Vale (607.º) e Daniel Batista (1078.º), vencedor do torneio wild card.