Foi no início de fevereiro que Francisca Jorge se tornou a sexta mulher portuguesa da história a adicionar o nome ao grupo das 200 melhores do circuito feminino, e com a atualização desta segunda-feira melhorou o registo ao subir três novas posições que lhe atribuem um novo recorde. A vimaranense é a nova 196.ª colocada do ranking de singulares e passa a estar cada vez mais próxima das cinco outras compatriotas a terem pisado esse terreno.
Além de Francisca Jorge, também Angelina Voloshchuk teve razões para sorrir: a jovem de apenas 16 anos alcançou na Rafa Nadal Academy os segundos quartos de final da carreira no ITF World Tennis Tour e escalou para a 782.ª posição, que a aproxima do 756.º posto conseguido no final do ano passado. Sara Lança (1106.ª), Ana Filipa Santos (1177.ª), Elizabet Hamaliy (1185.ª), Lena Couto (1334.ª), Maria Garcia (1334.ª) e Carolina Mesquita (1355.ª) foram as outras portuguesas a registar subidas.
Em sentido inverso, Inês Murta — que ainda não competiu esta temporada — não teve a oportunidade de defender os pontos celebrados há um ano com a primeira de duas finais consecutivas alcançadas em Manacor e, por esse motivo, caiu de forma abrupta para 1162.ª mundial, estando prevista outra queda pesada no ranking.