João Sousa dissipou esta terças-feira os rumores que se levantaram desde o anúncio de uma conferência de imprensa e comunicou à imprensa que vai dar por terminada a longa e cintilante carreira no circuito profissional de ténis. Aos 34 anos, o nome mais destacado da história do ténis português explicou que o desgaste físico e mental esteve na base da sua decisão — e o adeus vai acontecer dentro de pouco mais de um mês, no Clube de Ténis do Estoril.
“O meu corpo e a minha mente têm demonstrado sinais extremos de cansaço e de dores diárias, pelo que após um período de muita reflexão queria comunicar-vos que decidi retirar-me do ténis profissional”, começou por declarar João Sousa.
“O Millennium Estoril Open vai ser o derradeiro desafio da minha carreira. É um torneio que conquistei em 2018 e é muito especial para mim, assume-se como cenário ideal para me despedir do ténis. Quero fazê-lo juntamente com a minha família, amigos, patrocinadores, e também com o meu público, que sempre esteve comigo”, exprimiu o antigo número 28 da hierarquia mundial.
Ainda sem partilhar sonhos em concreto para o futuro, admitiu ainda aos jornalistas presentes no Complexo de Ténis do Jamor que o vínculo com o ténis manter-se-á nos seus próximos capítulos: “Embora encerre aqui esta fase da minha vida, o meu compromisso com o ténis permanece inabalável. Mantenho o desejo de continuar a tentar fazer crescer o ténis em Portugal. Os próximos tempos serão passados a pensar no meu futuro e nos meus próximos desafios, aos quais dedicarei toda a minha dedicação, entusiasmo, resiliência e espirito de conquista, tal como fiz em toda a minha carreira. Aguardo com expetativa o próximo capítulo da minha vida.”