Uma semana depois de ter sido levado a desistir do embate de acesso ao quadro principal do Challenger de Tenerife, Gastão Elias (273.º) voltou a ficar aquém do necessário para reservar o apuramento para a próxima etapa. O jogador português não soube defender o favoritismo ao perder na derradeira ronda da fase de qualificação nas Canárias e deixou a prova sem nomes lusos, após também Henrique Rocha ter ficado pelo caminho.
O lourinhanense de 33 anos, que não havia enfrentado grandes dificuldades para ultrapassar a ronda de abertura, desta feita não conseguiu acompanhar o bom ritmo do libanês Hady Habib (310.º), que com uma quebra de serviço assinada no primeiro parcial e outros dois breaks conseguidos no segundo, soube distanciar-se das pretensões que Elias, que viria a ceder por 6-3 e 6-3, ao cabo de 79 minutos.
Sem competição agendada para as próximas duas semanas, Gastão Elias vai fazer as malas na despedida a Tenerife com o saldo negativo, depois de não ter conseguido disputar o quadro principal em nenhuma das duas tentativas. Gonçalo Oliveira (216.º) passa a ser o único representante nacional a competir no circuito secundário esta semana, e até já confirmou o apuramento para a segunda ronda em Nova Déli.