Jordan Thompson nunca mais vai esquecer o dia 24 de fevereiro de 2024 que passou em Los Cabos.
Aos 29 anos, o tenista australiano começou por derrotar Casper Ruud para conquistar o primeiro título ATP de singulares da carreira, mas não se deu por satisfeito e voltou a levar a melhor sobre o norueguês para carimbar o apuramento para a final de pares, que venceu… às 2h57 da manhã.
Na verdade, toda a campanha de Thompson em Los Cabos foi digna de uma verdadeira epopeia.
Vamos por partes:
Na quinta-feira, o australiano recuperou de 0-6, 1-4 e 15-40 contra o norte-americano Alex Michelsen, num embate em que ainda anulou três match points;
No sábado, venceu Alexander Zverev após um encontro de 3h40 que terminou à 1h da manhã;
E no domingo ignorou a sobrecarga física para sair por cima não de um, não de dois, mas de três encontros numa jornada que começou às 20h locais, ou não fossem os torneios mexicanos aqueles que têm os inícios mais tardios de todo o circuito — sendo os maiores responsáveis pela exceção que a ATP abriu à própria regra implementada no início deste ano em conjunto com a WTA.
A disputar pela terceira vez uma decisão individual (já tinha sido finalista do ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, na relva, em 2019 e 2023), o tenista dos Antípodas cumpriu a missão com uma vitória por 6-3 e 7-6(4) contra o ex-número dois mundial.
Por comparação com as anteriores, a vitória deste sábado foi sem dúvida a mais direta. Mas não faltaram contornos épicos a uma jornada que conheceu mais dois capítulos: porque depois de erguer o troféu de singulares e de fazer uma rápida recuperação, Thompson regressou ao court com o compatriota Max Purcell e voltou a derrotar Ruud, (e o parceiro William Blumberg) por 7-6(1) e 6-3 nas meias-finais de pares… mas não só.
Sem tempo a perder, os australianos voltaram à ação e registaram mais uma vitória em dois sets, esta por 7-5 e 7-6(2) contra Gonzalo Escobar e Aleksandr Nedovyesov, para negarem ao mexicano a festa em casa com o parceiro cazaque e fecharem a madrugada com um título, o terceiro enquanto parceiros e segundo do ano (já tinham ganho em Dallas no início do mês).