O jovem português Jaime Faria apurou-se na manhã deste sábado para a primeira final de singulares do ano e quarta da carreira ao registar a quarta vitória da semana no segundo ITF M25 de Vila Real de Santo António, no Algarve.
Melhor classificado entre os sobreviventes da segunda prova consecutiva na localidade algarvia (está no 390.º lugar do ranking), o lisboeta entrou com o pé esquerdo ao perder os três primeiros jogos, mas foi rápido a reagir e acabou a celebrar por 6-3 e 6-1 frente ao norte-americano Nathan Ponwith (606.º).
O jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis já liderava por 4-3 na primeira partida quando a chuva obrigou a uma interrupção do encontro e no regresso foi igualmente autoritário, acabando por vencer 12 dos últimos 13 jogos para selar o apuramento.
No domingo, Jaime Faria disputará a quarta final individual da carreira. O tenista português venceu dois ITF M15 em 2022 (primeiro em Castelo Branco, depois em Monastir) e mais recentemente foi finalista de um ITF M25 em Sintra, em setembro de 2023.
Ou seja, poderá conquistar em Vila Real de Santo António o título mais importante do palmarés, precisando de derrotar ou o norueguês Viktor Durasovic (411.º e sexto cabeça de série) ou o neerlandês Jelle Sels (577.º).