Francisca Jorge e Matilde Jorge estiveram cara a cara com o primeiro título da temporada, mas não foram capazes de aproveitar nenhum dos três match points e despediram-se do ITF W75 do Porto como vice-campeãs — o mesmo desfecho das duas passagens anteriores pela invicta, já este ano.
Quartas candidatas ao título, as irmãs naturais de Guimarães não entraram bem, mas conseguiram recuperar e chegaram a liderar o match tie-break decisivo por 9-6 contra Anna Bondar e Celine Naef, só que a húngara e a suíça não deitaram a toalha ao chão e venceram os últimos cinco pontos para encerrarem a decisão.
6-4, 3-6 e 11-9 foram os parciais que deram às visitantes os troféus de campeãs, obrigando Francisca Jorge e Matilde Jorge a um terceiro final com sabor amargo, sendo esta a terceira final consecutiva perdida num match tie-break pelas duas melhores tenistas portuguesas da atualidade, à procura do 15.º título lado a lado.
Parceiras em pares, Bondar e Naef começaram o dia em lados opostos da rede e só após 2h37 é que a hungara (número 120 mundial) confirmou o estatuto de segunda cabeça de série ao vencer por 2-6, 7-6(5) e 6-3 para chegar à final. O título individual será discutido com a alemã Noma Noah Akughe (202.ª), finalista do WTA de Hamburgo em 2023 que esta tarde venceu Suzan Lamens por 6-4 e 7-5.