Gonçalo da Rosa Castro venceu o embate português deste sábado e garantiu um lugar na final de singulares da edição inaugural do Setúbal Junior Open, torneio internacional de sub 18 da categoria J30 que é organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal até domingo. Nos pares, Carolina Correia e Amália Suciu venceram a prova feminina, enquanto Salvador Monteiro e Gonçalo Quintela terminaram como vice-campeões.
No encontro mais aguardado da jornada, Gonçalo da Rosa Castro sorriu por último frente ao compatriota Salvador Monteiro num braço de ferro entre cabeças de série (respetivamente quinto e segundo) ao vencer o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis por 4-6, 6-4 e 6-3.
Com este resultado, o jovem de 15 anos — jogador do Sport Club do Porto — garantiu um lugar na final individual, que discutirá com Eric Maestre Gomez. O espanhol impediu uma final 100% lusa ao vencer Gonçalo Serras Pereira (terceiro candidato ao título) em duas partidas, pelos parciais de 6-1 e 6-2.
O título feminino será decidido entre a espanhola Coral Valle e a italiana Gloria de Santis.
Na variante de pares houve festa portuguesa graças a Carolina Correia e Amália Suciu. As duas jogadoras da casa deram a volta à compatriota Matilde do Canto Parreira e à russa Miroslava Medvedeva para vencerem por 3-6, 6-2 e 10-8.
Salvador Monteiro e Gonçalo Quintela não estiveram longe de repetirem o feito, mas cederam na decisão masculina por 6-3 e 7-5 perante o espanhol Roberto Perez Socas e o belga Nand Vandepoele.
No domingo, a partir das 10h30, a primeira edição do Setúbal Junior Open concluiu-se com as duas finais de singulares em simultâneo: Gonçalo da Rosa Castro contra Eric Maestre Gomez no Court 1, Coral Valle frente a Gloria de Santis no Court 2.