Anna Kalinskaya (40.ª WTA) começou a semana na fase de qualificação do WTA 1000 do Dubai. Sete jogos — e vitórias — depois, a tenista russa garantiu o bilhete para a final da prova, a mais importante da carreira. Para isso, a atleta de 25 anos bateu o pé a Iga Swiatek, número um mundial, com parciais de 6-4 e 6-4.
Numa demonstração de fibra de campeã, Kalinskaya marcou a diferença no aproveitamento do segundo serviço e nos pontos cruciais, onde saiu quase sempre por cima. Depois de ter invertido uma desvantagem de 2-4 no primeiro parcial, a russa não permitiu muito mais a Swiatek.
A número 40 mundial assumiu o controlo da partida e só na altura de fechar o encontro é que sentiu maiores dificuldades. Mas mesmo aí, e depois de ter sofrido um break, Kalinskaya manteve a tranquilidade e voltou a sair de uma situação adversa para selar o triunfo. A menor cotada eliminou nove dos 11 break points que enfrentou e concretizou quatro quebras de serviço para arrecadar a melhor vitória da carreira.
Para além de ter garantido o acesso à segunda final WTA da carreira, Anna Kalinskaya conseguiu também um dado histórico: é a segunda tenista oriunda da fase de qualificação a derrotar duas jogadoras do top 3 mundial — derrotou Coco Gauff nos quartos de final — no mesmo torneio nos últimos 40 anos. A primeira foi a francesa Amélie Mauresmo, em Berlim, em 1998… sete meses antes de Kalinskaya ter nascido.
Por esta altura, a tenista de Moscovo já sabe que vai atingir um novo máximo de carreira, uma vez que as projeções atuais a colocam no 24.º lugar da hierarquia mundial. Porém, Kalinskaya pode sair do Dubai às portas do top 15, caso leve a melhor sobre Jasmine Paolini (26.ª). A italiana também joga a maior final da carreira e está nesta altura no virtual 16.º lugar, podendo subir até ao 14.º caso conquiste o torneio.