Depois de Jaime Faria, Duarte Vale e Tiago Pereira também procuravam garantir o apuramento para os quartos de final do 4.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, mas acabaram afastados depois de dois encontros em três partidas.
O primeiro a entrar em ação foi Duarte Vale (585.º classificado no ranking mundial), que foi também quem ficou mais perto de seguir os passos do compatriota, dado que teve quatro match points no tie-break da terceira partida antes de ser afastado com seis pontos seguidos que resultaram na vitória do norte-americano Nathan Ponwith (606.º) por 6-3, 4-6 e 7-6(6) após 3h37.
Logo a seguir, Tiago Pereira (734.º) também lutou com unhas e dentes pela passagem à terceira fase da prova, mas sofreu uma reviravolta que permitiu ao norueguês Viktor Durasovic (411.º) confirmar o estatuto de sexto cabeça de série, apoiado nos parciais de 3-6, 6-3 e 6-4.
Com estes resultados, Jaime Faria tornou-se no único representante português no quadro individual do segundo e último torneio internacional de Vila Real de Santo António, a cidade escolhida para acolher as duas primeiras de seis provas consecutivas na região algarvia.
Na sexta-feira, o lisboeta de 20 anos discutirá o acesso às meias-finais com o quarto favorito Elmer Moeller (363.º), da Dinamarca.