Amália Suciu, Francisca Laúndes, Gonçalo Serras Pereira, Gonçalo da Rosa Castro e Diogo Coelho foram os tenistas portugueses que durante a jornada desta terça-feira garantiram o apuramento para a terceira ronda de singulares do Setúbal Junior Open, o torneio internacional de sub 18 que o Clube de Ténis de Setúbal organiza até 25 de fevereiro.
No quadro feminino, a algarvia Amália Suciu entrou com o pé esquerdo, mas conseguiu dar a volta à espanhola Elena Morales Dorantes (13.ª cabeça de série) para vencer por 0-6, 6-3 e 6-3.
Com este resultado, a tenista de 16 anos marcou encontro na terceira ronda — equivalente aos oitavos de final — com Coral Valle, responsável pela eliminação da quarta candidata ao título.
Quem também seguiu em frente foi Francisca Laúndes. A jovem portuguesa recebeu um wild card e não podia ter respondido melhor à oportunidade, dado que após uma entrada vitoriosa na véspera voltou a celebrar, ao surpreender a segunda favorita, Alexandra Bayuschenko, por autoritários 6-3 e 6-2. Segue-se Carlota Corte, de Espanha, que travou Madalena Matias por 7-5 e 7-5.
Bárbara Brito (6-1 e 6-2 para Martinez Quintana), Analu Freitas (5-7, 6-4 e 6-0 favoráveis a Gloria de Santis) e Madalena Santos (6-2 e 6-1 para Gabriela Maria Vancea) não conseguiram replicar o sucesso das compatriotas e concluíram as respetivas participações.
No torneio masculino, Gonçalo Serras Pereira confirmou o estatuto de terceiro cabeça de série e estreou-se na prova com uma vitória por 7-5 e 6-3 sobre Fox Rogers, dos Estados Unidos da América. Este resultado permitiu-lhe agendar encontro com o italiano Jacopo Antonelli.
Igualmente vitoriosa foi a estreia de Gonçalo da Rosa Castro, o quinto candidato ao título, que superou Alberto Ughes, de Itália, por 7-5 e 6-3. O seu próximo adversário será Abella Fernandez, do país vizinho.
Quem também venceu foi Diogo Coelho. Ao contrário dos dois compatriotas, o jovem de 17 anos já tinha vencido não só no qualifying, como neste quadro principal e voltou a prolongar a campanha ao surpreender o sexto favorito, Mikhail Sapozhnikov, pelos parciais de 6-3 e 6-3 para marcar encontro com o espanhol Roberto Perez Socas.
Esta quarta-feira, a partir das 10h, Salvador Monteiro, Rodrigo Leal, Rodrigo Duarte, João Morgado, Francisco Guimarães, Vicente Couto, Teresa Poppe, Carolina Correia e Matilde do Canto Parreira também tentarão o apuramento para a terceira ronda de singulares.