O regresso à competição de Aryna Sabalenka saiu ao lado e a bicampeã do Australian Open foi derrotada no encontro de estreia no WTA 1000 do Dubai, o único dos três torneios consecutivos no Médio Oriente que optou por disputar.
De olhos postos em mais um título, a número dois mundial foi superada em potência pela croata Donna Vekic, que disparou 42 winners (14 com o serviço) para vencer por 6-7(5), 6-3 e 6-0 depois de estar a perder por um set e um break.
Encostada às cordas, a número 31 mundial venceu 12 dos últimos 13 jogos para assinar a oitava vitória da carreira contra uma top 5 mundial e apenas a segunda frente à segunda classificada, cinco anos depois de ter vencido Petra Kvitova em São Petersburgo.
O encontro desta terça-feira foi o primeiro de Aryna Sabalenka desde que revalidou o título no Australian Open sem perder sets e a bielorrussa chegou a parecer muito bem encaminhada para a vitória, dado que teve ponto para uma vantagem de duplo break na segunda partida.
No entanto, a tenista de Minsk não conseguiu concretizar essa oportunidade e a partir daí nunca mais foi a mesma, cedendo perante a maior agressividade de Vekic, que na semana anterior caiu na ronda de estreia do WTA 1000 de Doha.
Para Sabalenka, segue-se a viagem transatlântica rumo aos Estados Unidos da América tendo em vista os WTA 1000 de Indian Wells e Miami. Já Vekic, discutirá a terceira ronda com Sorana Cirstea, que venceu Veronika Kudermetova por 6-1 e 6-4. A croata procura os primeiros quartos de final em torneios WTA 1000.