Gastão Elias (278.º) tinha deixado para trás o primeiro obstáculo na fase de qualificação com uma reviravolta consumada, mas o embalo não foi suficiente para aspirar ao apuramento para o quadro principal do Challenger 75 de Tenerife. O português de 33 anos acusou o desgaste físico na partida no confronto decisivo com o canadiano Steven Diez (313.º) e optou pela desistência quando perdia por 6-4 e 4-0.
O lourinhanense até retaliou da melhor maneira a um primeiro break concedido e chegou a estar na frente pela margem mínima, fruto de duas quebras alcançadas de forma consecutiva, mas o adversário aproveitou as debilidades para virar o cenário totalmente a seu favor. Diez desenvencilhou-se do primeiro parcial graças a dois breaks que se aliaram ao primeiro, enquanto no segundo capítulo assinou outras tantas quebras até ao momento em que o português abandonou o court.
Caso o melhor cenário se concretize e consiga recuperar das mazelas físicas, Gastão Elias terá pela frente uma nova semana de competição na ilha espanhola, ao passo que Henrique Rocha passa a ser o único a representar as cores nacionais esta semana nas Canárias, onde conseguiu entrada automática no quadro principal.