Madalena Santos, Diogo Serafim, Diogo Pipa, Diogo Coelho e Gustavo Oliveira ultrapassaram a fase de qualificação e juntaram-se a outros 29 tenistas portugueses nos quadros principais de singulares da primeira edição do Setúbal Junior Open. Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal entre 17 e 25 de fevereiro, o integra o circuito mundial de juniores e pertence à categoria J30.
Na prova feminina, Madalena Santos assinou a terceira vitória do fim de semana e novamente em três sets, ao derrotar a espanhola Nahia Sanchez-Marin Garcia por 7-5 e 6-3 para confirmar o estatuto de nona cabeça de série.
A jogadora do Clube de Ténis de Espinho foi não só a única portuguesa a resistir à jornada dupla, como a única a marcar presença na terceira ronda do qualifying feminino, uma vez que da parte da manhã foram eliminadas Mariana Paciletti Costa, Kika Lima, Margarida Águas e Cármen Madile.
A jovem de 16 anos juntou-se a 12 compatriotas no quadro principal, entre as quais Bárbara Brito, Analu Freitas e Carolina Correia, respetivamente oitava, nona e 11.ª cabeças de série.
Na competição masculina, a jornada foi mais sorridente para a comitiva lusa, com quatro representantes a assegurarem a passagem à grelha final. Diogo Serafim venceu Guillem Carles Coll por 6-1 e 6-2, Diogo Pipa deu a volta a Lukas Tzimas com 3-6, 6-1 e 10-7, Diogo Coelho assinou proeza semelhante ao passar por Carlos Rodriguez Duenas graças aos parciais de 1-6, 6-4 e 10-6 e Gustavo Oliveira liderava por 5-2 quando contou com a desistência de Daniel Aleksandar Amarandei.
Com estes resultados, o quarteto aumentou para 21 o número de jogadores “da casa” presentes no quadro principal, quase um terço do total de participantes (64). Entre eles, destacam-se Salvador Monteiro como segundo cabeça de série, Gonçalo Serras Pereira como terceiro, Gonçalo da Rosa Castro como quinto e Rodrigo Duarte como 14.º.
Para segunda-feira, a partir das 9h30, estão agendados 32 encontros da primeira ronda de singulares.