O português Gastão Elias (295.º classificado no ranking mundial) estreou-se este domingo no Challenger 75 de Tenerife com uma vitória, ficando a um passo de se juntar ao compatriota Henrique Rocha no quadro principal da prova das Ilhas Canárias.
A defender o estatuto de quinto cabeça de série, o tenista português de 33 anos precisou de recuperar da desvantagem de um set para confirmar o favoritismo contra o wild card italiano Massimo Giunta (824.º), que derrotou graças aos parciais de 3-6, 6-0 e 6-4 após 2h03.
Na segunda-feira, Gastão Elias discutirá a passagem ao quadro principal de singulares com Steven Diez, canadiano que já esteve no 134.º posto e atualmente ocupa o 316.º.
A vitória deste domingo foi a 11.ª do ano para Gastão Elias, que arrancou 2024 como finalista do Indoor Oeiras Open 1 e depois atingiu outras meias-finais no Jamor. Mais recentemente, o jogador da Lourinhã esteve no Barém a disputar um Challenger 125, onde registou três triunfos antes de cair na segunda ronda do quadro principal.