Depois da derrota na deslocação à Finlândia durante o último fim de semana, Portugal soube esta quinta-feira que terá de voltar a viajar para disputar o Grupo Mundial I da Taça Davis em setembro, tendo encontro marcado com a Noruega.
Realizado em Londres, o sorteio ditou um quinto encontro entre portugueses e noruegueses (0-4), que têm em Casper Ruud a maior estrela.
Atualmente no 12.º lugar do ranking mundial, o tenista nórdico é o campeão do Millennium Estoril Open (está confirmado na próxima edição) e para além dos 10 títulos conta ainda no currículo com duas finais em Roland-Garros, uma no US Open, uma no ATP Finals e uma no ATP Masters 1000 de Miami.
O segundo melhor jogador da Noruega é Viktor Durasovic (413.º), seguido de Andreja Petrovic (1681.º). Nos pares, Durasovic é o melhor classificado do país, ocupando esta semana o 300.º posto, seguido de Ruud (578.º) e Petrovic (1556.º).
O Grupo Mundial I dá acesso à ronda de apuramento (Davis Cup Qualifiers) para a fase final da Taça Davis, precisamente a ronda em que Portugal perdeu no último fim de semana, pela quinta vez em cinco tentativas.
Esta fase será jogada na semana de 9 de setembro, logo a seguir ao US Open, e como anfitriã a Noruega terá direito a escolher os dias em que se realiza a eliminatória — ou sexta-feira e sábado (13 e 14 de setembro) ou sábado e domingo (14 e 15 de setembro) — bem como as condições.