Menos de um mês depois de ter assinalado o regresso às conquistas logo no arranque da temporada, em Adelaide, Jelena Ostapenko (11.ª) repetiu a semana imaculada e tornou-se a primeira a vencer dois títulos em 2024. A letã de 26 anos levou até ao fim a defesa do estatuto de primeira cabeça de série no WTA 500 de Linz e adicionou ao curriculum o oitavo troféu do palmarés de singulares.
Fazendo jus aos anteriores confrontos entre ambas, a natural de Riga voltou este domingo a evidenciar um maior domínio perante a russa Ekaterina Alexandrova (19.ª) e esteve sempre em primeiro plano numa final disputada entre as duas principais cabeças de série desta semana na Áustria. Com duas quebras de serviço consolidadas no primeiro parcial e uma outra no segundo, Ostapenko precisou de apenas 71 minutos para chegar aos contundentes parciais de 6-2 e 6-3.
Assumindo-se como uma das jogadoras em maior realce no arranque de ano, Jelena Ostapenko despede-se de Linz com a 13.ª vitória assinada em 15 encontros e a semana perfeita no WTA 500 austríaco vai-lhe permitir recuperar uma posição em direção ao lote das 10 melhores do mundo. A jogadora da Letónia já havia esta temporada recuperado ao top 10 após uma ausência de cinco anos e meio e vai ascender esta segunda-feira à 11.ª posição.