Francisca Jorge estreou-se a vencer em singulares na temporada de 2024 com um dos melhores resultados da carreira e apurou-se para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ITF W50 que está a acontecer no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto.
A disputar o terceiro torneio do ano e segundo consecutivo na invicta, a melhor tenista portuguesa da atualidade (é a 207.ª classificada no ranking WTA) deu a volta à suíça Simona Waltert (169.ª e terceira cabeça de série) para vencer por 6-7(6), 6-4 e 6-2 após 2h51.
Em termos de ranking da adversária, a vitória desta quarta-feira foi a sétima melhor da carreira de Francisca Jorge, que venceu pela 10.ª vez na carreira uma jogadora do top 200.
A jovem vimaranense de 23 anos começou 2024 a participar pela primeira vez num torneio do Grand Slam, no Australian Open, e depois viajou para Porto, onde disputou um W75+H, mas este foi o primeiro torneio em que celebrou a título individual — na semana passada foi vice-campeã de pares ao lado da irmã mais nova, Matilde Jorge.
Superado o primeiro obstáculo, a jogadora do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis já sabe que terá como próxima adversária a qualifier eslovena Nika Radisic (401.ª).
Ainda esta tarde, Elizabet Hamaliy e Analu Freitas estarão frente a frente por uma vaga na segunda ronda, sendo este um embate de wild cards.