Foi apenas ao sétimo match point que a portuguesa Matilde Jorge cedeu perante a cabeça de cartaz do ITF W50 do Porto na primeira ronda do quadro principal de singulares.
Depois de registar duas vitórias que lhe permitiram passar com sucesso pelo qualifying, a número dois nacional (538.ª classificada no ranking WTA) só cedeu pelos parciais de 6-3 e 7-6(7) perante a eslovaca Rebecca Sramkova (128.ª), contra a qual chegou a liderar por 5-4 (sem mini-break) no tie-break da segunda partida.
Antes de Matilde Jorge, a wild card Lena Couto (de 16 anos e ainda sem ranking profissional) já tinha deixado uma boa réplica.
A jovem portuense perdeu os primeiros nove jogos do encontro com a qualifier sérvia Elena Milovanovic, seis anos mais nova e sobretudo já no 524.º posto da hierarquia, mas ainda conseguiu entrar no encontro e chegou a liderar a segunda partida por 5-3 antes de perder pelos parciais de 6-0 e 7-5.
Os resultados desta terça-feira deixam a representação portuguesa no quadro principal de singulares a cargo de três jogadoras: Francisca Jorge (207.ª), que vai medir forças com a suíçoa Simona Waltert (169.ª), e as convidadas Elizabet Hamaliy e Analu Freitas, que estarão frente a frente.