A espanhola Jessica Bouzas Maneiro (164.ª classificada no ranking WTA) dá-se quase sempre bem a jogar em Portugal e este domingo voltou a sorrir por cá, ao conquistar o 10.º título da carreira no ITF W75+H do Monte Aventino, no Porto.
Numa final entre duas jogadoras que não integravam a lista de cabeças de série, a jovem espanhola de 21 anos deu a volta à polaca Maja Chwalisnka (número 352 mundial) para vencer por 3-6, 6-0 e 6-4 depois de 2h06.
Na primeira ronda, Jessica Bouzas Maneiro foi a responsável pela eliminação de Francisca Jorge, a melhor tenista portuguesa da atualidade.
Esta foi a terceira ocasião em que a jogadora nascida em Vilagarcía de Arousa, na Galiza, celebrou a conquista de um título em Portugal. Em maio de 2022 já o tinha feito no Clube Escola de Ténis de Oeiras, onde ao lado de Guiomar Maristany ergueu o primeiro título da carreira na variante de pares, e em outubro de 2022 no The Campus da Quinta do Lago, igualando aquele que à data era o título mais importante da carreira.
Com a vitória na nave de campos cobertos do Monte Aventino, onde entretanto já começou uma segunda prova (mas da categoria W50), Jessica Bouzas Maneiro subirá 13 lugares até ao 151.º, ficando mais próxima do 125.º que chegou a ocupar em outubro do último ano.