Dificilmente a história poderia ser melhor: no 10.º aniversário da histórica conquista de Li Na no Australian Open, e com a compatriota presente em Melbourne Park, Zheng Qinwen tornou-se, esta quinta-feira, na segunda tenista chinesa da história a chegar à final de um torneio do Grand Slam.
A jovem de 21 anos colocou um ponto final no percurso-conto-de-fadas da ucraniana Dayana Yastremska (que começou a campanha no qualifying e somou oito vitórias consecutivas) para garantir a presença na final mais importante da carreira, na qual medirá forças com Aryna Sabalenka.
A histórica Li Na marcou presença em quatro finais de torneios do Grand Slam, três delas no Australian Open, onde na última ocasião fez ainda mais história ao sagrar-se campeã com uma vitória sobre Dominika Cibulkova na decisão de 2014.
Depois de Li Na, o ténis asiático voltou a viver momentos dourados com o japonês Kei Nishikori (finalista do US Open em 2014 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016), mas sobretudo com Naomi Osaka, também japonesa, que foi número um mundial e venceu por duas vezes o Australian Open (2019 e 2021) e o US Open (2018 e 2020).