A ucraniana Dayana Yastremska continua a fazer história no Australian Open e esta apurou-se para as meias-finais.
A jovem de 23 anos começou a campanha no qualifying, há duas semanas e meia, e esta quarta-feira somou a oitava vitória consecutiva ao derrotar a checa Linda Noskova, de 19 anos, por 6-3 e 6-4.
Ex-número 21 mundial, atual 93.ª classificada, a tenista de Odessa tornou-se na quinta qualifier a chegar à meia-final de um torneio do Grand Slam desde o início da Era Open e na segunda a fazê-lo no Australian Open, depois de Christine Dorey em 1978.
Há dois anos e meio, Emma Raducanu foi mais longe e conquistou o US Open como qualifier, um percurso feito de 10 vitórias em Flushing Meadows.
Num encontro entre duas jogadoras fora da lista de cabeças de série (e as duas piores classificadas entre as protagonistas dos quartos de final), Yastremska só precisou de 78 minutos para somar a quinta vitória sobre uma adversária melhor classificada do que ela.
O duelo teve pouca história: Noskova foi a primeira a assinar um break, mas não conseguiu segurar a vantagem (ganha com a ajuda de três erros da adversária nesse jogo de serviço) e rapidamente viu Yastremska fugir no marcador.
A tenista ucraniana venceu os últimos três jogos do primeiro set e no segundo concluiu o embate com quatro dos últimos cinco.
A campanha dourada em Melbourne ainda não chega para dar a Dayana Yastremska o melhor ranking da carreira, mas já lhe garante a subida de 64 lugares, até ao 29.º lugar da hierarquia.
A próxima adversária será ou a chinesa Qinwen Zheng (15.ª) ou a russa Anna Kalinskaya (75.ª), que medem forças na sessão noturna desta quarta-feira.
Na outra metade do quadro, a campeã em título, Aryna Sabalenka, e a vencedora do último US Open, Coco Gauff, agendaram encontro numa meia-final de alto perfil.