Dayana Yastremska está a fazer história no Australian Open e esta quarta-feira celebrou a oitava vitória consecutiva para inscrever o nome nas meias-finais, tornando-se na quinta qualifier a chegar tão longe num torneio do Grand Slam.
A ucraniana (que já foi número 21 mundial, mas atualmente ocupa o 93.º posto) superou Linda Noskova em duas partidas e igualou os feitos de Christine Matison (a única a fazê-lo até agora no Australian Open, em 1978), Alexandra Stevenson (WImbledon 1999) e Nadia Podoroska (Roland-Garros 2020).
Nas meias-finais de quinta-feira, contra a vencedora do encontro entre Qinwen Zheng e Anna Kalinskaya, Dayana Yastremska terá a possibilidade de fazer o que Emma Raducanu conseguiu na história do ténis feminino: chegar à final de um torneio do Grand Slam como qualifier, sendo que a britânica foi mesmo até ao fim e venceu o US Open de 2021.
Só que Emma Raducanu conquistou o US open sem perder nenhum set. Estou torcendo muito por Dayana Yastremska, pois será uma conquista de um país que continua sendo vítima de uma guerra injustificável por parte da Rússia.