É do conhecimento geral que a meditação tem sido a força motriz da vida de Novak Djokovic e o próprio não esconde que é essa prática espiritual que tem potenciado o sucesso dentro do circuito. Sempre que viaja para Melbourne, o sérvio conexa-se com a natureza no Jardim Botânico da cidade e existe uma árvore que tem suscitado especial interesse.
Após somar a quinta vitória da semana a caminho das meias-finais, o campeoníssimo dos Balcãs foi questionado por Nick Kyrgios — esta quinzena no papel de comentador do Eurosport — acerca da localização dessa árvore: “Sei que costumas visitar uma árvore nos Royal Botanical Gardens, podes mostrar-me que árvore é essa? Preciso de voltar a estar saudável porque estou farto de te ver a ganhar neste court“
Num tom bem animado, Djokovic brincou com o australiano ao confidenciar: “Eu levo-te à árvore, mas não podes dizer a ninguém. É um grande segredo. Terás de tirar os sapatos e trepar até ao ponto mais alto da árvore, para te pendurares de cabeça para baixo num dos ramos mais altos, durante 33 minutos e 3 segundos. Depois, ganharás um Grand Slam.”
É de janeiro de 2017 que data uma das raras imagens de Novak Djokovic ao lado da árvore, cuja identidade se mantém desconhecida. “A minha amiga favorita em Melbourne. Fico muito feliz sempre que nos conectamos”, pode ler-se na publicação exibida no Instagram do sérvio, há sete anos.