Dayana Yastremska (93.ª) deu continuidade ao percurso iniciado ainda na fase de qualificação em Melbourne Park e direcionou a bússola para o lote das oito derradeiras resistentes do Australian Open, depois de se ter afirmado em dois parciais diante da por duas vezes campeã Victoria Azarenka (22.ª). A ucraniana de 23 anos encarregou-se de fechar o encontro por 7-6(6) e 6-4 para inscrever pela primeira vez na carreira o nome nos quartos de final de uma das provas do Grand Slam.
Dissipada uma primeira chegada ao comando da partida, com um break devolvido, Yastremska ainda precisou de correr atrás do prejuízo no parcial de abertura, mas depois de ter visto a adversária a servir para fechar e de dispor de duas chances de ouro, ergueu-se diante das provações e prevaleceu no tie-break. Sem se render, Azarenka até iniciou o segundo set da melhor maneira, só que não geriu a quebra de serviço conquistada logo a abrir e foi a menos cotada a aproveitar a abertura de espaço para dar a volta ao cenário e alcançar o triunfo final ao fim de pouco mais de duas horas.
A natural de Odessa foi a primeira da jornada desta segunda-feira a embalar rumo aos quartos de final da competição e, momentos mais tarde, ficou a saber que vai medir forças com a jovem checa Linda Noskova (50.ª), impossibilitado um confronto entre ucranianas depois de Elina Svitolina (23.ª) ter sido forçada a desistir devido a lesão sofrida logo na fase inaugural do encontro, ao perder os dois primeiros jogos de serviço que se traduziam num 0-3.