Coco Gauff não podia ter pedido melhor começo de 2024 e este domingo apurou-se pela primeira vez na carreira para os quartos de final do Australian Open graças à nona vitória consecutiva.
A quarta cabeça de série só cedeu três jogos a caminho do triunfo por 6-1 e 6-2 sobre a polaca Magdalena Frech (que surpreendeu Caroline Garcia a caminho da primeira aparição numa quarta ronda deste nível) num frente a frente de 63 minutos em que se confirmou a diferença de nível astronómica entre ambas.
Sob o olhar atento de Rod Laver, o histórico tenista australiano que este domingo fez a primeira aparição na edição de 2024, Gauff não enfrentou qualquer ponto de break e alinhou o triplo dos winners de Frech (21 para 7) para celebrar pela quarta vez esta semana — já tinha vencido por cinco ocasiões a caminho da revalidação do título de Auckland, Nova Zelândia.
Aos 19 anos, Coco Gauff tornou-se na jogadora mais nova a atingir os quartos de final do Australian Open desde Agnieszka Radwanska, em 2008, e a partir deste domingo já pode dizer que atingiu pelo menos esta fase em todos os torneios do Grand Slam.
Com 11 vitórias consecutivas a este nível, uma série iniciada com a histórica campanha no US Open, a jogadora dos Estados Unidos da América medirá forças com Marta Kostyuk.
A ucraniana alcançou a melhor campanha da carreira ao derrotar Maria Timofeeva (responsável pelas eliminações de Caroline Wozniacki e Beatriz Haddad Maia) pelos autoritários parciais de 6-2 e 6-1.