Nuno Borges (69.º) escalou este sábado mais um patamar na cintilante passagem por Melbourne e foi com uma vitória por 6-7(3), 6-4, 6-2 e 7-6(6) sobre Grigor Dimitrov (13.º) que reservou um lugar na história do desporto português, ao tornar-se o primeiro de sempre a alcançar os oitavos de final do Australian Open. O maiato, que iguala o registo de João Sousa no US Open (2018) e em Wimbledon (2019), embarcou na viagem para a segunda semana e só um único jogador o supera no registo de número de sets concedidos.
Sem ter perdido qualquer parcial nos dois primeiros duelos da semana, frente ao alemão Maximilian Marterer na estreia e dois dias mais tarde diante do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, foi apenas nesta jornada que o número um nacional teve de empreender esforços extra. Com apenas um set dispensado na chegada à quarta eliminatória, Borges só vê a sua referência ultrapassada por Jannik Sinner, único a não perder qualquer partida até esta fase.
Também Alex de Minaur partilha o número com o português e alcança perante os seu público a semana das grandes decisões com apenas um parcial concedido, mas o seu coeficiente é menos elevado. Enquanto o maiato detém nove sets conquistados, para o australiano são apenas sete os trunfos, depois de ter beneficiado da desistência de Milos Raonic a meio do desafio de abertura.
Às portas de se tornar o primeiro da história do ténis português a atingir os quartos de final num dos quatro maiores torneios do globo, Nuno Borges vai voltar à ação na segunda-feira e poderá ter a honra de pisar a Rod Laver Arena, já que vai enfrentar o por duas vezes finalista e número três mundial Daniil Medvedev.
Vai dar na Eurosport?
Falta a confirmação oficial, mas tudo indica que sim.