Os problemas físicos tentaram abalar as aspirações de Cameron Norrie (22.º) no Australian Open, mas depois de uma segunda metade de 2023 em que ficou muito aquém em termos de resultados, está a viver uma quinzena de superação e reservou este sábado o acesso aos oitavos de final. Único resistente britânico ainda em competição nos singulares, dominou a partida com o favorito Casper Ruud (11.º), por 6-4, 6-7(7), 6-4 e 6-3, para inscrever pela primeira vez o nome na segunda semana de certame em Melbourne Park.
Norrie foi quem primeiro desbloqueou a igualdade, através de uma única quebra de serviço que se tornou suficiente para resolveu esse capítulo em questão, mas não conseguiu voltar a intrometer-se no segundo parcial, onde não teve nenhuma oportunidade antes da chegada a tie-break. Nessa etapa, dispôs de duas chances de fechar o serviço, mas Ruud renasceu no encontro ao igualar o cenário.
O jogador de Oslo até levou o ascendente para terceiro parcial, só que uma primeira chegada ao comando dos acontecimentos foi efémera, não tendo conseguido segurar o break assinado, e Norrie aproveitou o deslize para voltar a pontuar e ficar mais próximo do triunfo. Esse desfecho veio a consumar-se a favor do britânico, que se voltou a impor num quarto set marcado por apenas uma de duas hipóteses de quebrar o serviço convertida pelo menos credenciado.
Cameron Norrie, que na edição de 2022 de Wimbledon surpreendeu tudo e todos para bater Roger Federer no seu derradeiro encontro da carreira para alcançar as meias-finais, aproxima-se desse patamar mas, para já, iguala o melhor registo atingido nos outros torneios do Grand Slam, depois de nesse mesmo ano ter participado nos oitavos de final do US Open. O seu próximo compromisso, marcado para segunda-feira, vai opô-lo a Alexander Zverev (6.º) ou a Alex Michelsen (91.º).