A russa Anna Kalinskaya apurou-se, na madrugada deste sábado, para a quarta ronda de um torneio do Grand Slam pela primeira vez na carreira ao resistir a uma batalha de quase três horas para eliminar a norte-americana Sloane Stephens, ex-campeã do US Open e semifinalista em Melbourne Park.
A disputar o encontro mais importante da carreira em Majors, dado que nunca antes tinha alcançado uma terceira eliminatória, a número 75 mundial não se deixou afetar pelos quatro set points que desperdiçou no tie-break do primeiro set e deu a volta para vencer por 6-7(8), 6-1 e 6-4.
Ex-campeã de pares deste Australian Open enquanto júnior, Kalinskaya tinha iniciado a campanha a vencer outra norte-americana, Katie Volynets, e depois aproveitou a abertura da secção para eliminar a neerlandesa Arantxa Rus.
Frente a Stephens, atual 44.ª do ranking e ex-número três mundial, somou uma das melhores vitórias da carreira para garantir pela primeira vez a presença na segunda ronda de um torneio do Grand Slam em singulares, estando ainda apurada para a terceira ronda de pares ao lado de Ekaterina Alexandrova.
Segue-se a italiana Jasmine Paolini, número 31 mundial e 26.ª cabeça de série, que ao vencer Anna Blinkova por 7-6(1) e 6-4 também inscreveu pela primeira vez o nome nesta fase.