66 minutos bastaram para Carlos Alcaraz carimbar pela primeira vez na carreira o acesso à segunda semana do Australian Open, uma vez que uma lesão na coxa direita afastou Jerry Shang do aguardado encontro da terceira ronda.
Frente a frente com um adversário mais novo em encontros do circuito principal pela primeira vez na carreira, Alcaraz não precisou de se esforçar e já liderava por 6-1, 6-1 e 1-0 quando o jovem de 18 anos, contemplado com um wild card na semana em que brilhou em Hong Kong, abdicou da continuação no embate.
Campeão do US Open em 2022 e de Wimbledon em 2023, Carlos Alcaraz nunca tinha chegado à quarta ronda do Australian Open, torneio de que abdicou no ano passado por causa de uma lesão muscular na perna direita durante um treino de preparação. Em Roland-Garros foi quartofinalista em 2022 e semifinalista em 2023.
Desbravado terreno desconhecido em Melbourne, o tenista de Múrcia encontrará na quarta ronda o sérvio Miomir Kecmanovic, que pelo segundo encontro consecutivo salvou match points.
Será uma reedição do encontro épico que os dois discutiram nos quartos de final do ATP Masters 1000 de Miami em 2022 e que Alcaraz só venceu no tie-break da terceira partida, por 6-7(5), 6-3 e 7-6(5), após 2h26 e no qual esteve por duas vezes a dois pontos da derrota.