A entrar pela 100.ª vez na carreira em court para competir no primeiro Major da temporada, Novak Djokovic traçou esta sexta-feira uma exibição mais autoritária e depois de duas primeiras rondas onde vacilou ao perder sets, desta vez o trilho foi outro. O número um mundial, campeão em título e recordista do Australian Open conseguiu resolver a tarefa com o argentino Tomas Martin Etcheverry (32.º) por 6-3, 6-3 e 7-6(2), para inscrever o nome na segunda semana pela 16.ª ocasião.
Determinado a resolver a equação sem recurso a parciais extra, Djokovic somou para o seu lado a vitória num primeiro parcial pautado por um tímido break convertido e sem baixar o ritmo ampliou o marcador com um segundo set mais autoritário. Bem encaminhado para os oitavos de final, o sérvio ainda enfrentou algumas provações e teve dificuldades para encerrar a disputa, com recurso a um tie-break que decretou a vitória em três sets.
O triunfo desta sexta-feira traduz-se no 16.º apuramento da carreira de Novak Djokovic para a segunda semana de competição em Melbourne Park, onde mantém cada vez mais acesas as aspirações de conquistar um histórico 11.º título — 25.º do cômputo geral no Grand Slam. Com o passaporte para a quarta eliminatória, vai batalhar pelo regresso aos quartos de final com o veterano francês Adrian Mannarino (19.º).