Depois de um dia impróprio para cardíacos, a jornada desta sexta-feira começou a todo o gás e uma das responsáveis foi Coco Gauff, que só precisou de 61 minutos para inscrever o nome na quarta ronda do Australian Open.
A número quatro mundial venceu um duelo de norte-americanas contra Alycia Parks por arrasadores 6-0 e 6-2 e celebrou a 10.ª vitória consecutiva em torneios do Grand Slam, uma série que iniciou com a campanha dourada no US Open.
Desta forma, Gauff tornou-se na quinta adolescente a vencer 10 encontros consecutivos em Majors desde o início do século XXI, seguindo os passos de Serena Williams, Svetlana Kuznetsova, Maria Sharapova e Iga Swiatek.
Depois de ter deixado uma boa impressão nas rondas anteriores, Parks — em estreia na terceira ronda de um Grand Slam — ficou vários furos abaixos do nível apresentado e nunca conseguiu impôr-se nem com o próprio serviço, com o qual venceu apenas 41% dos pontos, nem com a resposta, terminando o encontro com 34 erros não forçados (mais do que um por cada dois minutos de duração).
A performance da compatriota foi bem diferente e Gauff só perdeu três pontos em todo o duelo quando colocou a primeira bola, não enfrentando qualquer ponto de break.
Para além de ter sido a 10.ª vitória consecutiva em torneios do Grand Slam, esta foi também a oitava vitória seguida de Coco Gauff em 2024, uma época que a norte-americana abriu com a bem-sucedida defesa do título no WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia.
A próxima adversária da jovem de 19 anos será ou a polaca Magdalena Frech ou a qualifier russa Anastasia Zakharova. Contra qualquer uma delas será favorita para chegar pela primeira vez aos quartos de final na Austrália.