Com história em Portugal, Van Assche faz soar A Marselhesa no Australian Open

Foi em território português que Luca Van Assche (79.º) viveu duas das mais importantes etapas na transição para o patamar mais elevado (ao atingir a final do Lisboa Belém Open, em 2022, para, um mês mais tarde, se sagrar campeão do Maia Open) e esta quarta-feira deu um passo de gigante no Australian Open ao somar a terceira vitória em quadros principais de torneios do Grand Slam, após resistir por quase quatro horas em court para encerrar de forma impressionante uma épica batalha de cinco sets, que terminou ao som de ‘A Marselhesa’.

Os indícios madrugadores do frente a frente com Lorenzo Musetti (28.º) já faziam prever que o equilíbrio desempenhasse a força motriz do confronto e embora o menos credenciado tenha sido o primeiro a assumir as rédeas, o italiano atuou a tempo de reunir mais argumentos que o fizessem dar a volta ao cenário. Mais tarde, Van Assche foi à boleia de uma notória quebra de ritmo do adversário para proceder a uma reta final a roçar a perfeição, para ao fim de cerca de quatro horas levar o indicador à cabeça com os parciais de 6-3, 3-6, 6-7(5), 6-3 e 6-0.

Bastou-lhe a primeira oportunidade de break para conquistar espaço necessário à vitória no set inicial, só que a falta de soluções no segundo capítulo impediu-o de ir mais longe ao ver Musetti renascer no encontro. Restaurada a igualdade, o transalpino voltou a ter o papel principal no parcial seguinte, resolvido apenas no tira teimas final, e passou a ficar mais próximo do apuramento. Só que Van Assche nunca deitou a toalha ao chão e reservou fôlego suficiente para na fase final da partida colocar em marcha um plano de recuperação, assente numa impressionante hegemonia marcada pela conquista dos nove (!) últimos jogos consecutivos — impressionante série que culminou na entoação do hino francês a partir das bancadas do Court 7.

Luca Van Assche, que tanto se estreou em finais Challenger como venceu o seu primeiro título dessa categoria em Portugal, supera a segunda eliminatória atingida em Roland-Garros para se fixar pela primeira vez no patamar seguinte de torneios Major. Às portas da entrada inédita na segunda semana de competição em Melbourne Park, o gaulês vai ter como adversário seguinte Stefanos Tsitsipas (7.º) ou Jordan Thompson (47.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share