O regresso de Stan Wawrinka ao Australian Open não teve um desfecho feliz e o suíço, atualmente com 38 anos, foi derrotado na primeira ronda de um torneio que venceu há exatamente 10 anos.
O responsável pelo afastamento foi outro veterano, o francês Adrian Mannarino (35 anos), que na estreia como jogador do top 20 mundial resistiu a um duelo de cinco partidas e triunfou por 6-4, 3-6, 5-7, 6-3 e 6-0.
Wawrinka chegou a ter um break de vantagem na quarta partida, mas não conseguiu segurá-lo e na quinta já não teve pernas para lutar pela vitória.
O Australian Open de 2024 assinala o 10.º aniversário da conquista de Stan Wawrinka, que precisamente em Melbourne estreou-se a vencer torneios do Grand Slam (em 2015 e 2017 voltou a atingir as meias-finais). Nessa histórica edição de 2014, o tenista nascido em Lausanne venceu Novak Djokovic nos quartos de final e Rafael Nadal na final, tornando-se no primeiro homem desde Sergi Bruguera, em Roland-Garros 1993, a derrotar os dois primeiros cabeças de série de um Grand Slam.
Na segunda ronda, Adrian Mannarino vai encontrar o espanhol Jaume Munar, número 83 mundial.