O dia ainda há pouco começou em Melbourne Park, mas uma das vitórias madrugadoras já garantiu lugar no resumo dos momentos altos da jornada desta segunda-feira: embalada pelas três vitórias da fase de qualificação, Dayana Yastremska (96.ª) surpreendeu tudo e todos e prolongou a estadia em Melbourne Park com uma das vitórias com sabor mais especial. A ucraniana aproveitou a falta de entrega da número sete mundial Marketa Vondrousova para aplicar os arrasadores parciais de 6-1 e 6-2.
Perante uma checa muito apática, Yastremska não olhou pelo espelho retrovisor e manteve-se sempre dentro do trilho da consistência para, depois de carimbar as duas primeiras quebras de serviço que a posicionaram na frente da partida, manter-se na ribalta. Vondrousova ainda tentou apagar o fogo com a devolução de um break, mas a jogadora de leste reagiu depressa e ao cabo de 77 minutos o resultado final estava ditado.
Dayana Yastremska, que volta a pisar a segunda eliminatória do Australian Open quatro anos depois, responsabiliza-se pela queda da primeira top 10 do quadro feminino para celebrar quase em simultâneo com a compatriota Elina Svitolina (23.ª), que ainda triunfou de forma mais veloz ao despachar a convidada Taylah Preston (203.ª) com o resultado de 6-2 e 6-2, ao fim de apenas uma hora de disputa.